top of page

Auxílio-Acidente: Descubra como garantir esse benefício vitalício do INSS

  • Foto do escritor: Marta Lobo
    Marta Lobo
  • 12 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Você sabia que pode receber uma indenização vitalícia após um acidente, mesmo que já tenha recebido auxílio-doença? O auxílio-acidente é um benefício do INSS pago a quem sofreu um acidente e ficou com alguma sequela permanente, como dificuldade para andar ou perda de audição.


Quem tem direito ao auxílio-acidente?


  • Segurados da Previdência: Trabalhadores com carteira assinada, autônomos, empregadas domésticas e até mesmo desempregados que contribuíram recentemente para o INSS.

  • Acidente de qualquer natureza: Não precisa ser no trabalho, pode ser um acidente de trânsito, uma queda em casa, etc.

  • Sequela permanente: Qualquer limitação causada pelo acidente que reduza sua capacidade para o trabalho.


Como solicitar o benefício?

Para solicitar o auxílio-acidente, você precisará apresentar os seguintes documentos ao INSS:

  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;

  • Carteira de trabalho;

  • Comprovante de residência;

  • Documentos médicos que comprovem o acidente e a sequela.


Qual o valor do benefício?

O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do seu salário de benefício. Ele é pago mensalmente e pode ser recebido até a sua aposentadoria.


Por que procurar um advogado?

Um advogado especializado em Direito Previdenciário pode te ajudar a reunir toda a documentação necessária, agilizar o processo e garantir que você receba todo o valor a que tem direito.


Não perca esse direito! Entre em contato com um advogado e saiba como solicitar o seu auxílio-acidente.


Comments


bottom of page